Como lidar com a autocrítica exagerada: Aquela voz interna que faz qualquer interação parecer uma avaliação.
- psielouisesilvestr
- 9 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Como está teu diálogo interno? Pense a autocrítica exagerada como: momentos comuns em pequenas audições de talento como o the voice, onde você é jurado e o candidato ao mesmo tempo.
E o mais curioso é que essa voz interna não nasceu do nada. Ela costuma vir de anos tentando evitar críticas reais e tentando ser “a pessoa correta”, “a pessoa adequada”, “a pessoa que não chama atenção”. A autocrítica vira uma forma de se proteger… só que, na prática, ela esgota, trava e faz você viver em alerta o tempo todo.
Então, como lidar com isso?
1. Primeiro passo: reconhecer o jurado interno. começa identificando: “ Ah… meu jurado interno apareceu de novo. Essa simples consciência já tira um pouco do poder dele.
2. Depois, lembrar que ele não foi contratado por você. Esse jurado interno geralmente é formado por expectativas antigas, comparações, medos que você aprendeu a carregar. Mas ele não é sua referência atual.
3. Trocar a pergunta do julgamento pela pergunta do cuidado. Em vez de:" Será que eu fui ridícula?”Tente:“Eu estava nervosa? Insegura? Tá tudo bem eu estar ansiosa para apresentar, ”É como abaixar a luz dura do palco e acender uma luz mais humana, onde você consegue se ver com mais verdade e não só pela lente da cobrança.
Comentários